Por Robervando Gomes, em 05 de outubro de 2017

Feira de Inovação e Ciências 2017

Chegou outubro, um mês em que respiramos tecnologia, com datas que estimulam a nossa imaginação a pensar em diversas novas possibilidades e que acabam deixando o futuro um pouco mais perto do agora. É em outubro que comemoramos o dia e a Semana da Ciência e Tecnologia, e é também nesse mês que o CEAP realiza a sua Feira de Inovação e Ciências – FeCEAP, evento que acontece desde 1992 no bairro da Pedreira, Zona Sul de São Paulo.

A FeCEAP é gratuita e aberta aos moradores da comunidade, durante o evento, que acontece no último final de semana de outubro (28 e 29) os jovens do CEAP apresentam projetos em diversas áreas/categorias: ciências, eletricidade, administração, seguros, tecnologia e mobilidade urbana, sendo essa última uma das grandes novidades desse ano.
Ao incrementar uma nova área para desenvolvimento de projetos a organização como um todo sinaliza a sua preocupação frente aos desafios atuais e estimula os seus alunos a se tornarem agentes transformadores, capazes de desenvolverem soluções que facilitem o seu dia a dia, bem como o de seus familiares, que muitas vivem em regiões com baixa infraestrutura e com o desafio de se locomoverem até os centros urbanos do estado de São Paulo.

O desafio de desenvolver ou repensar meios de transporte, alternativas que facilitem a mobilidade das pessoas pode até ser grande, se não um dos maiores da nossa sociedade moderna que cada vez mais se depara com a falta de espaço nas grandes capitais. E mesmo com diversos estudiosos e pesquisadores debruçados sobre o tema, ainda sim é possível que alunos de diferentes cursos técnicos se juntem e encontrem ótimas soluções ainda não pensadas e o histórico ao longo desses 25 anos de evento mostra que isso é mais do que possível.

Desde a primeira edição os jovens que foram premiados na FeCEAP participam de outros eventos no Brasil e no mundo, por apresentarem um outro olhar sobre temas importantes e sugerirem abordagens inusitadas e criativas, capazes de melhorar a sociedade. Os projetos desenvolvidos no CEAP já marcaram presença na feira International Conference of Young Scientists – ICYS na Russia, na III Rio Ciência realização IMPA – Instituto de Matemática e Pesquisas Aplicadas, venceram Prêmio Intel/ ISEF e foram para a maior feira de ciências mundial nos Estados Unidos, foram premiados pelo Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica e já venceram ao todo ao todo 32 prêmios na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace.
Além de todos esses prêmios e participações, muitos dos insights dos grupos chamam a atenção de grandes empresas, que terminam por contratar potenciais talentos no próprio evento e patenteiam novos projetos junto aos seus desenvolvedores.

Por tudo isso, se você gosta de estar atento as principais tendências, está pronto para abrir sua mente as novas ideias dessa geração que já nasceu na tecnologia, e que está pronta para moldar o presente, você não pode deixar de marcar presença na FeCEAP 2017! Nesta edição o evento conta com o apoio dos seguintes parceiros: Visa, Latam, Central de Funcionamento -CDF e Grupo Saúde 10.

A FeCEAP é um evento promovido pelo CEAP, organização não governamental sem fins lucrativos que atende cerca de 800 jovens em 7 diferentes cursos profissionalizantes.

Confirme a sua participação: clique aqui
Quer ser um vistoriador? clique aqui
Mais informações: clique aqui
parceiros: