A escola da família


Participação dos pais dos alunos é fundamental para o CEAP


Josemar Andrade

Articular-se com a família é uma atitude que a escola tem por obrigação definida na lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional, que rege todo sistema educacional no Brasil, e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A norma também sugere que os pais têm direito a ter ciência do processo pedagógico de seus filhos, bem como participar das propostas educacionais.

Em 1985, o CEAP Pedreira nasceu e começou a oferecer educação na qual os pais são os principais agentes educadores e formadores de seus filhos.

Pensar em educar uma criança vai muito além de colocá-la no banco de uma escola. Antes disso, porém, é necessário que pais e professores estejam em conexão para que os alunos tenham mais proveito das aulas e seu potencial intelectual seja ativado ao máximo. “Os educadores precisam trabalhar de forma colaborativa [com os pais]“, afirma Heloisa Szymanski, do Departamento de Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em entrevista ao portal Educar para Crescer.

Pesquisa do Convênio Andrés Bello estimou que o “efeito família” é responsável por 70% do sucesso escolar. “O envolvimento dos adultos com a Educação dá às crianças um suporte emocional e afetivo que se reflete no desempenho”, afirma Maria Amália de Almeida, do Observatório Sociológico Família-Escola, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em entrevista ao mesmo portal.

Nesse sentido, o CEAP Pedreira faz entrevistas com pais de alunos interessados em ingressar na escola. É uma forma de, primeiramente, estreitar os laços promovendo uma primeira aproximação entre pais e mestres. Além disso, inicia-se uma relação em que ambas as partes se comprometem a desenvolver bem seu papel, pensando no bem comum dos alunos que aqui estudam. Além disso, outros encontros são oferecidos para que os pais de alunos tenham acesso à formação sobre educação familiar, destacando seu papel como principais educadores de seus filhos.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/escola-familia-495924.shtml